Teste Metabólico


Segunda-feira é considerado o dia mundial da dieta. E com essa inspiração que vou compartilhar com vocês a minha experiência com o teste metabólico da empresa One Care realizado no Rio de Janeiro no dia 17 de novembro. Preparado?


Nós sabemos que muitos fatores influenciam a perda de peso e ganho de massa muscular. A parte física (alimentação, exercícios físicos) e a mental (pensamentos, atitudes perante à vida). Quando eu trabalho com um cliente que tenha um desses objetivos, perder peso e/ou ganhar massa muscular, nós entramos nas mais variadas esferas da vida para encontrar o equilíbrio entre elas e assim, promover o objetivo final. O teste metabólico é mais uma ótima ferramenta para descobrir como o nosso corpo funciona e responde aos estímulos, dieta e exercícios físicos e até mesmo quando ele está em repouso. A One Care desenvolveu esse teste para auxiliar profissionais como health coaches, nutricionistas e personal trainers a entender melhor como o metabolismo de cada indivíduo atendido funciona, pois, cada pessoa funciona de um jeito.

Através dele é possível identificar déficit-calóricos, como o seu metabolismo está reagindo, como é o gasto real de calorias em exercícios físicos variados e também o seu gasto cotidiano. Ou seja, é uma ferramenta para a melhoria de qualidade de vida!

O teste tem a duração de no máximo 1 hora e meia e pode ser feito direto na empresa ou ainda através do consultório da nutricionista Patricia Davidson ou ainda na sua casa. O teste é feito apenas no Rio de Janeiro, por enquanto.


Nós começamos com uma espécie de anamnese para entender como é a sua alimentação e atividade física durante o dia. Depois partirmos para os testes físicos. O primeiro teste é para entender como é o seu metabolismo em repouso. Assim, você fica deitado com um tampão para respirar apenas pela boca para conseguir mensurar quanto oxigênio você está consumindo.

Depois, você parte para o teste para mensurar o metabolismo em atividade para checar quantas calorias você gasta em atividade física. Você usa uma máscara para ver o consumo de oxigênio e eles também checam a sua frequência cardíaca enquanto você pedala na bicicleta ergométrica. No começo vamos até 70% da nossa capacidade e depois vai aumentando. Não preciso dizer que fiquei exausta, não é? ;)

Pronto! O teste foi feito. Eu fiz numa quinta-feira e recebi os resultados no dia seguinte à noite. Estava ansiosa para entender melhor o meu metabolismo e mostrar para você como o teste funciona, compartilhando o que foi visto no meu. Então as conclusões que chegamos no meu caso foram:

- Preciso distribuir melhor a minha alimentação durante o dia, pois há um gap muito grande entre o almoço e o jantar.

- Meu metabolismo em repouso tem um gasto um pouco além da média, então posso investir em mais exercícios como, musculação, que mesmo depois de fazer continuo a queimar calorias em repouso.

- Investir em mais exercício aeróbicos de curta duração com aumento de intensidade, como o HITT.

Para mim foi uma ótima e importante informação que só irá acrescentar mais qualidade e inteligência nas minhas opções de alimentação e atividade física.

Se você tiver interesse em fazer este teste, o valor varia entre R$ 270-370 e é só entrar em contato com Tarcísio Maia ou Raphael Prestes pelo Instagram da One Care aqui ou pela página no Facebook.

Se você tiver algum problema cardíaco, por favor, converse com o seu cardiologista primeiro.


#test #metabolic #metabólico #fitness #nutrition