Sopa de Mandioca com Linguiça e Couve

Eu amo sopas! No inverno então é perfeito. Mas mesmo em outras épocas, sopas e caldos faz parte daquela categoria de "comfort food", ou seja, aquela comida que traz memórias afetivas, comidinha de mãe e avó, sabe? E nós alimentos nossos corpos com nutrientes e também a mente.


Essa sopa eu estava desejando fazer há um tempo e morando aqui nos EUA, a mandioca que encontro aqui, ou a yucca, é um pouquinho mais seca, mas mesmo assim vale! ;)



Mas você deve estar pensando "sopa de mandioca com linguiça é saudável?". Bem, como já comentei algumas vezes em outros posts, ser saudável é algo variável. Talvez você considere a dieta low carb saudável para você e aí essa sopa não é low carb. Talvez você não coma carne e então, essa sopa não seria para você.


Mas uma coisa é certa. Se você utilizar alimentos frescos, se possíveis orgânicos, proteínas animais de boa procedência, gorduras do bem e você fazer a sua própria comida, bem você estará alimentando seu corpo de forma saudável!


Bom, mas chega de delongas e vamos para essa sopa divina!


Ingredientes para 4 bowls fundos:

  • 2 xícaras de mandioca descascada

  • 2 xícaras de linguiça cortada em rodelas (o tipo que você quiser, eu usei de frango com queijo Gruyère )

  • 2 colheres de sopa de manteiga

  • 2 xícaras de couve-manteiga cortada em tiras

  • 2 dentes de alho picado

  • 1 cebola grande picada




Como fazer:


Antes de tudo você precisa descascar a mandioca e cozinhá-la. Tem uma maneira bem simples de fazer:

Corte a mandioca em 3 ou 4 pedaços. Depois faça um pequeno corte no sentido do comprimento e encaixe a faca. Então dê uma volta completa fazendo a casca se soltar sem dificuldade.


Depois lave a mandioca depois de descascada.


Corte-a ao meio e retire a fibra do seu interior.


Coloque a mandioca numa panela, cubra com água filtrada e acrescente uma colher de sopa de sal. Deixe cozinhar por 30 minutos. Quando a água ficar mais grossa e a mandioca estiver macia e começar a se abrir, ela estará no ponto certo.



Então, pegue essa mandioca cozida e transfira para o liquidificador junto com a água e bata até formar um creme. Reserve.


Em uma panela grande derreta a manteiga e adicione a cebola e deixe refogar por uns 6 minutos. Depois acrescente o alho e doure por 2 minutinhos.


Adicione a linguiça e deixe fritar por cerca de 5 minutos ou até que fique douradinha.


Acrescente o creme de mandioca na panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo bem para misturar tudo.


Por ultimo, acrescente a couve e mexa por uns 3 minutos. Sirva em seguida!


Ah e você pode servir com queijo parmesão.


Depois me fale como ficou deixando seu comentário abaixo.