Seu ciclo: entenda-o e empodere-se


“Você precisa ser gentil com o seu ciclo”. "O quê?", você pode dizer. Se você é esse tipo da mulher que odeia ficar menstruada, que fica doida durante ele, você deve rever seu conceito. Por que isso? Bem, menstruar é parte de sua natureza como mulher e não importa se você é heterossexual ou homossexual. Afinal, seu ciclo menstrual é necessário para ajudá-lo a ouvir o seu corpo e, em seguida, planejar e fazer escolhas sobre o seu humor, exercício, bem-estar e vida sexual. Além disso, aprender como os seus ciclos funcionam pode ajudá-la a checar se seus hormônios estão equilibrados ou não, como a saúde de seus ossos está, a sua tireoide e o bem-estar metabólico.


E como você começa a ouvir o seu corpo quando se trata de ciclo menstrual? Tomando notas! Como cada corpo é diferente, o ciclo geralmente dura 28 dias, mas também pode variar entre 21 e 36 dias. A melhor maneira é observar a si mesmo. Hoje em dia existem aplicativos incríveis que você pode contar para acompanhar os seus períodos, o meu aplicativo favorito é "Clue". Você não tem um ciclo regular? Isso também é um sinal de seu corpo dizendo que algo não está equilibrado. ;)

Este incrível vídeo criado pela revista Glamour mostra em 2 minutos como um ciclo de 28 dias funciona. Além das partes engraçadas dele, ele realmente ajuda você a entender melhor como você pode tirar proveito de cada momento do seu ciclo. Aqui vai um resumo deste vídeo sensacional:

1-2 dias:

- A menstruação começa. Estrogênio baixo = fadiga

- Contrações uterinas = cólicas

- Bom tempo para exercitar suavemente

3-5 dias:

- Menstruação terminada

- O estrogênio aumenta, a energia sobe, você se sente otimista = bom momento para usar todo o seu poder

- Com estrogênio alto, até o seu rosto parece mais simétrico, sua pele brilha

6-9 dias:

- Com testosterona alta = você está no topo do jogo, você está rápida no gatilho, bom momento para tomar a iniciativa

10-13 dias:

- Estrógeno eleva ainda mais = você está no seu momento mais sexy e mais fértil = orgasmos são mais intensos e atingíveis.

- Você está otimista e social = bom momento para sair por aí

14 dias:

- Ovulação = ovário libera um ovo, se não fertilizado, dissolve-se

15-18 dias:

- Alterações hormonais súbitas, podem intensificar emoções e cansaço

19-22 dias

- Estrogênio cai, prognóstico de testosterona e progesterona

- Excesso de óleo = acne e pele sensível

- Bom tempo para comer saudável

23-25 dias

- Progesterona elevada pode causar inchaço e diminuição da libido

- Não sinta que tem que fazer tudo

- Apesar da lentidão é possível conquistar a TPM e aumentar a serotonina com o exercício para aliviar a dor do peito

- Reduzir a cafeína, reduzir a ingestão de açúcar, ficar hidratado e ...

26-28

- Começa tudo de novo.

Seu Ciclo x Atividade Física

Alguma vez você já pensou que durante cada fase do seu ciclo você pode fazer diferentes tipos de atividade física, dependendo de como sua energia e humor estão?


Tire proveito de ter mais ou menos energia e, portanto, ajude a sua TPM e as mudanças de humor. ;)

1 - 7 dias (período que você está menstruada):

Você se sente mais cansada, mas não há razão para não se exercitar. Mas seja gentil com o seu corpo (e mente) e encontre atividades com baixa intensidade aeróbica, como ioga (aulas com ritmo baixo), caminhadas e até mesmo nadar. O contato com a água é incrível. Basta usar um absorvente interno e você está bem!

8 - 14 dias (após o período):

Com os seus níveis de testosterona e estrogênio começando a subir você terá mais oportunidade de esculpir massa muscular magra (por causa da testosterona) e construir tecidos conectivos que ligam seus músculos a seus ossos (por causa do estrogênio). Então, este é o momento perfeito para tonificar. Nota: se toma pílula (tema para amanhã) isso pode não ser verdade para você, uma vez que os contraceptivos orais podem interferir com a testosterona. Durante este período tente treinos HIIT, treinamento de força, crossfit, ciclismo indoor, boxe...

15 - 21 dias

Após o período maravilhoso e cheio de energia acima, neste momento seus níveis do estrogênio começam a estagnar e sua energia vai na mesma direção, assim como é um momento em que você está extra suscetível a rompimentos de ligamento e tendão e outros machucados. Vá com calma! Experimente aulas de ballet fitness, aulas de pilates e yoga mais calma. Você pode fazer alguma corrida, mas tente um ritmo lento e constante.

22 - 28 dias

Agora é hora de cólicas, sensibilidade mamária, dores de cabeça ... e isso é uma grande razão para suar! Você não precisa ir hardcore como o período de 8-14 dias, mas você pode tentar alguma ioga mais agitada, como a vinyasa ou yoga poder, aula de ciclismo, Zumba.

Bom, não há desculpa para não exercitar, certo?

A inimiga (!): A pílula anticoncepcional

Você tomaria uma pílula que diz que você vai ter ganho de peso, um corpo inflamado, risco de enxaquecas, depressão, cálculos biliares, hipertensão, câncer e até mesmo morte sem aviso prévio? Você ainda tomaria uma pílula que interfere com seus hormônios a tal ponto que seus ritmos diários e mensais já não estão mais operacionais? Mas mesmo com todos esses efeitos colaterais, existem milhões de mulheres em todo o mundo usando pílulas anticoncepcionais.


E há um outro aspecto importante quando se trata de pílula anticoncepcional. Paramos de ouvir as mudanças de nosso corpo e humor. Todos aqueles sinais "desagradáveis" (cólicas, alterações de humor, acne) estão dizendo que algo está errado com seu corpo e eles foram escondidos de você. Conhecê-los é o verdadeiro poder dentro de vocês!

Quando você começa a aprender mais sobre o seu desequilíbrio hormonal, ouvir o seu corpo mais, você ganha esse poder de volta, e isso é empoderamento!

Você toma pílula para desequilíbrio hormonal, SOP e/ou endometriose? Você pode tratar com dieta, ervas, massagem e meditação.

Você toma pílula para evitar uma gravidez indesejada? O preservativo e outras maneiras naturais como seguir seu ciclo em um calendário, monitorar sua temperatura de corpo basal, verificar seu muco cervical cada manhã ....

Compartilhe com as suas amigas e vamos mudar o mundo!

#empodera #empoderamento #mulheres #ciclomenstrual