Quanta gordura você precisa?

Atualizado: Jun 3


Nem toda gordura é criada igual. Existem vários tipos diferentes de gorduras, como as saturadas, insaturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas, por exemplo. Mas o que é importante notar é que basicamente usamos/comemos gordura como fonte de energia, no momento em que consumimos e como armazenamos a energia para uso posterior.


Além da energia, precisamos de gordura porque nossos corpos não conseguem produzir os ácidos graxos essenciais como ômega-3 e omega-6 por conta própria, para o colesterol, assim podemos formar os hormônios esteroides como testosterona, progesterona e estrogênio, para o funcionamento genuíno de nossos nervos e cérebro, para transportar vitaminas solúveis em gordura, como as vitaminas A, D, E e K, pela corrente sanguínea, entregando-as às células e também porque ajudam a manter nossas membranas celulares mais flexíveis.


Como você pode ver, as gorduras desempenham um papel importante para a nossa saúde.


Como podemos obter gordura?


De animais e plantas, mas a gordura saturada só podemos obter de duas plantas (coco e palmeira vermelha) e de animais (peixes gordurosos, por exemplo).


As outras gorduras maravilhsas para a nossa saúde provêm de plantas: óleo de abacate, óleo de macadâmia e azeite extra virgem. Elas são chamados MUFAs ou monoinsaturadas. E estas eu recomendo que você as incorpore em sua dieta diária.


E quanto à gordura saturada de animais então? Bem, se elas vieram de animais cultivados comercialmente, eles são ruins para a saúde de qualquer pessoa. Mas se eles são alimentados com pastagem e soltos pelo campo, então eles lhe darão uma gordura saturada melhor e mais saudável.


Hoje em dia, as dietas com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura (low carb high fat) estão em voga. Isso porque eles não só ajudam você a perder peso, mas também porque aumentam sua energia, sua digestão e sua saúde geral.



Mas quanta gordura você precisa? Porque, independentemente da moda sobre essas dietas, cada pessoa tem sua singularidade e o que você come deve ser considerado individualmente.


Quanta gordura você precisa comer depende de diferentes fatores. Aqui estão alguns deles:


Seus genes


De acordo com pesquisadores da Universidade Tufts, existem 63 variantes genéticas (a.k.a. SNPs ou alelos) que aumentam o risco de obesidade ao comer gordura saturada. Se você tem um desses SNPs, as gorduras saturadas de animais não são recomendadas para você.



Para saber se você está nessa lista, o ideal é fazer um teste. Converse com o seu nutricionista!


Como você está digerindo gordura


Os órgãos que podem digerir as gorduras que você come são o fígado, o pâncreas e o microbioma intestinal. Eles precisam estar funcionando bem e saudáveis ​​para ter uma boa absorção de gordura.



Observe como anda a sua digestão, sua ingesta de álcool e açúcar, se você faz uma dieta saudável e pratica exercícios.




Quanto você se exercita


Se você faz cross-fit, HIIT, artes marciais ou qualquer tipo de exercício que queima muita gordura como combustível, você deve comer mais gordura do que alguém que faz exercícios leves, como caminhada.

Onde você mora


Se você mora em um local com clima tropical, principalmente quente a maior parte do tempo do ano, você precisa reduzir a ingestão de gordura saturada de animais, procurando mais por gorduras provenientes de plantas. Mas se onde você vive é frio ou é inverno, então é melhor obter a ingestão de gordura de gorduras saturadas de animais para ajudar a manter você aquecido.



Acima de tudo, escute o seu corpo! Veja como se comporta após uma ingesta maior de gordura.


Aqui uma lista de gorduras do bem para você incluir em sua dieta diária:


  • Oleaginosas

  • Abacate/avocado

  • Óleo de coco

  • Azeite de oliva

  • Peixes

  • Ovos

  • Linhaça

  • Chia

  • Manteiga

  • Manteiga Ghee

  • Chocolate amargo

  • Azeitona


#gorduradobem #lowcarb #gordura