Pequenas Atitudes Para Salvar a Terra

Hoje, 22 de abril, Dia Mundial da Terra, eu queria compartilhar algumas dicas acessíveis a todos nós. Pequenas atitudes que implementadas no seu dia a dia farão uma enorme diferença.


E mais, além de ajudar a salvar o planeta, você ainda poderá economizar o bolso e criar uma rotina mais saudável.


Porque quando falamos sobre "salvar o planeta", muita gente já faz aquela carinha "ih lá vem a eco-chata", mas uma coisa é certa: é preciso falar sobre isso!


Com pequenas atitudes fica mais fácil aplicar e vira um hábito, mas um hábito saudável para você e a nossa Terra.


1. Use bolsas de pano no lugar dos sacos plásticos

É muito simples. Saiu de casa para o mercado, feira...leve bolsas de pano. Melhor ainda se você tiver uma já à mão sempre com você na bolsa, assim, não tem desculpa.



2. Tenha sempre com você a sua garrafinha de água e copo/xícara

Garrafinha é fácil, não é? Além de criar o hábito de beber mais água, você não contribuir com mais plástico no mundo e economizar no bolso. O mesmo vale para levar com você o seu copo ou xícara do café ou chá para o trabalho, por exemplo. Ah e canudo não né?


3. Compre localmente

Comer produtos locais não é apenas uma tendência hipster. Se você comprar tanto quanto puder o que é cultivado ou produzido localmente, você pode economizar uma enorme quantidade de energia no envio. Não se preocupe se você quiser consumir alguma fruta fora de época de vez em quando, porque comprar localmente e na temporada na maior parte do tempo compensará isso.


4. Seja esperta na sua compra de mercado

Isso quer dizer, planeje, planeje e planeje. Faça listas antes de ir ao mercado, compre somente o que será consumido na semana, fuja de alimentos que duram uma eternidade (com exceção do mel ;) ) e que são cheios de aditivos. Acabe com a síndrome da necessidade de geladeira e dispensa super cheia.


5. Aproveite as sobras de comida

Sobrou arroz? Faça um mexido delícia no dia seguinte. Sobrou os legumes cozidos? Faça uma sopa. Aproveitar as sobras é criatividade e consciência!


6. Olha o abuso com a água

Aquele clássico: não tomar banhos demorados, não escovar os dentes com a torneira ligada....então, pensa neles. Todo dia!


7. Reduza a carne vermelha

Olha, eu já fui vegetariana mesmo e hoje em dia consumo proteína animal. Mas uma coisa é sabido. O consumo exagerado de carne tem impacto ambiental sim, e é claro, sem sombra de dúvida, que a produção de carne bovina tem um efeito negativo significativo sobre o meio ambiente. Mantenha bacon e salmão, mas corte os hambúrgueres e os bifes o máximo que puder. Se você puder pelo menos aderir a "segunda sem carne" já fará diferença.


8. Recicle

Hoje em dia a maioria das empresas, prédios, condomínios têm coleta de reciclagem, se não tiver no local onde você mora, se informe! Aprenda a separar seu lixo em casa e quando estiver fora, procure por latas de lixo sinalizadas.



Tem mais dicas? Claro, muitas. Mas como disse, começando com essas pequenas atitudes você vai criando consciência e mudando também a sua vida. Se quiser, compartilhe a sua dica aqui nos comentários.