Ovos: comer ou não?


Ovos, quanto já se foi falado sobre esse alimento. Vilão ou herói? Faz bem ou não? Aqui vamos direto ao ponto, nada de mil teorias, o recado é um só: ovo é alimento MARAVILHOSO e deve sim fazer parte da sua dieta diária. Isso é claro, se você não tiver alergia ou intolerância (sim, isso acontece), porque fora isso, ovo é muito saudável, um verdadeiro super alimento!


Por que isso ocorre? Porque o ovo é rico em nutrientes essenciais uma ótima fonte de gordura do bem, proteína, aminoácidos, ácidos graxos e vitaminas. Veja aqui os seus benefícios:

1. Fonte de proteína e gordura do bem: Os ovos são uma ótima fonte de proteína e gordura do bem (olha o ômega-3 aí!). O que ajuda na formação de músculos, no crescimento de cabelos fortes e brilhantes e também dá mais saciedade. Um ovo contém cerca de 6 gramas de proteína e cerca de 5 gramas de gordura.

2. Fonte de vitaminas e minerais: A vitamina A, que é muito importante para a saúde dos olhos está presente nos ovos, assim como a B2, B12, E e uma pequana quantidade de vitamina D. Além dessas vitaminas, o ovo é rico em minerais, como zinco, ferro, ácido fólico, fósforo, manganês e selênio. Esses minerais ajudam a diminuir os níveis de estresse, a prevenir o acúmulo de metais pesados tóxicos no corpo, assim como o dano celular e a manter o seu sistema imunológico e digestivo funcionando bem.

3. Efeito antioxidante: O ovo tem ação antioxidante que ajuda a proteger dos radicais livres e assim, ajuda a evitar o envelhecimento celular.

4. Saúdo do cérebro: por conta de ser uma ótima fonte da substância colina, que ajuda no desenvolvimento cerebral e da memória, ovo melhora a memória e a concentração.


Agora, para se obter todos esses benefícios, veja essas dicas:

- Consuma ovos orgânicos ou caipira, eles possuem mais nutrientes do que aquele ovo branco de granja.

- Se for cozinhar, fuja dos óleos vegetais. Use óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, manteiga, manteiga Ghee ou banha de porco.

- Lembrar de cozinhar bem a gema, para não correr o risco de Salmonela.

- E aqui vai um truque extra para saber se o ovo está bom ou não: Em um copo grande com água fria mergulhe cuidadosamente o ovo. A água deverá mais de 2 vezes a altura total do ovo. Os ovos frescos devem imediatamente afundar na água até bater no fundo deitado na horizontal (se super fresco) e deitado na vertical quando tem cerca de 3 semanas. Porém, um ovo estragado mantém-se à superfície quando mergulhado em água. Então, se o ovo flutuar significa que não está bom para comer.


#ovo #saúde #nutrição