Lidando com a Raiva em Tempos Violentos


Raiva. Esse sentimento destrutivo que não só pode arruinar a vida de outras pessoas que o cercam, mas também a sua. Quando a raiva é usada em pequenas porções pode ser benéfica. Como? Para nos fazer avançar, lutar pela justiça, pelo que precisamos. Mas quando a raiva ultrapassa o limite de nós mesmos, torna-se perigosa, não saudável e irreal. Perigoso e não saudável porque pode literalmente pode deixá-lo doente, e uma vez que você está doente, como vai ajudar alguém ou lutar pelo que deseja? Além disso, a raiva pode tornar-se irrealista, porque você acha que sua raiva vai mudar o outro ou mudar uma situação, e desculpe, não vai. Eu já estive lá, já experimentei isso antes e eu estou falando pra você, é simples, não funciona e se vira contra você.


Em momentos de violência e injustiça, é natural sentir raiva, mas sabendo como lidar com isso de forma adequada não só irá ajudar a si mesmo, mas também, irá refletir sobre os seus próximos. Para acalmar esse sentido negativo, primeiro, entenda que sua raiva está falando sobre você. Isso significa que não ajuda tentar entender o ambiente exterior, sua ira vem de dentro de você. Ao olhar profundamente para dentro de você, você perceberá que a raiva não faz parte de você de verdade e, se não faz parte do seu verdadeiro eu, não deveria estar dentro de você. Somente indo no interior de seu EU e vendo essa pequena semente de raiva tentando crescer, você pode tirá-la de você e assim definitivamente contribuir para o fim da violência.


Para conectar-se com seu EU, você pode criar qualquer tipo de prática, como, acender uma vela e meditar por alguns minutos, ou pelo menos fazer algumas técnicas de respiração. Isso irá ajudá-lo a acalmar sua mente. A vela pode ser usada para marcar um momento para a meditação ou mesmo, para se concentrar na chama. Depois disso, pergunte a si mesmo: "Por que eu deixei a semente da raiva crescer dentro de mim?" E deixe a resposta chegar à sua mente. Em seguida, use algum tipo de diário para escrever o que quer que venha à sua mente. Isso ajudará a tirar essa raiva de você e acalmar-se para poder ajudar os outros de uma forma mais pacífica e produtiva.

#raiva #meditação #mente