Jejum intermitente - Por que você deve experimentar

Atualizado: Jul 16

Jejum intermitente não é uma dieta, nem uma nova moda nutricional, é um padrão de alimentação.


O jejum intermitente é uma maneira de organizar quando você vai fazer as refeições e depois tirar o máximo proveito delas. E os benefícios são incríveis, mas somente quando você faz o que é apropriado.


Super simples!



Você deve jejuar por 16 horas (se você é homem) ou 12 a 14 horas (se você é mulher), mas pode beber água, chá e café durante o jejum. E você pode fazer isso pelo menos duas vezes por semana (o ideal é todo dia) para obter todos os benefícios, como:


  • Limpar e desintoxicar seu corpo (e mente).

  • Ajudar a viver mais.

  • Ajudar a perder peso.

  • Diminuir a gordura corporal.

  • Descansar o sistema digestivo.

  • Pode reduzir o risco de câncer.


Se você é iniciante em jejum, recomendo ler este post aqui do Dr. Barakat. Ele mostra como fazê-lo (detalhe por detalhe) e possui ótimas perguntas frequentes. Além dessa entrevista com o Dr. Lair Ribeiro aqui.



Para mim, o jejum intermitente é fácil, porque não sinto fome de manhã e também gosto de meditar e exercitar-me depois de me levantar, o que me ajuda a ter uma mente calma.


E por que é benéfico apenas comer por determinado período do dia?


Bem, quando você tem tempo para comer e tempo para não comer, durante o tempo que você não está comendo, você está descansando seu corpo.


Afinal, digerir alimentos consome muita energia do nosso sistema. E não fomos feitos para comer o tempo todo.


E lembre-se, o jejum não é recomendado se você estiver grávida, amamentando, com baixo peso, diabético ou com problemas de alimentação.




MENSAGEM IMPORTANTE PARA MULHERES:

Quando se trata de jejum intermitente, existem mais estudos sobre como funciona para os homens. Mas quando se trata de mulheres é diferente.



Alguns estudos mostraram que algumas mulheres podem ter problemas com os hormônios. Então, minha amiga, vai devagar! Além disso, recomendo este vídeo aqui do pessoal do Senhor Tanquinho (que aliás eu os entrevistei sobre a dieta low carb, veja o vídeo abaixo).




Se você ainda acha difícil iniciar o jejum intermitente, faça ainda mais simples: faça sua última refeição do dia mais cedo do que o habitual.