Gordura - 5 Medos



Gordura!! Quando se fala em gordura parece que todo mundo quer sair correndo. Pois saiba que gordura, assim como qualquer macro nutriente, é essencial para o nosso corpo e saúde. Mas assim como o carboidrato e proteína, se a escolha da gordura for errada, aí sim, ela é ruim para você. Mas com tanto bate-papo sobre a gordura (do bem e a do mal), ficam os medos, será que ela boa? Qual é boa? Devo consumir? Por isso reuní 5 medos sobre a gordura que mais recebo para acabar de vez com esse pensamento de que a gordura é produto do mal.

1) "Tenho medo de óleo ou qualquer coisa feita com óleo/gordura"

Medo ou preocupação você deve ter com a gordura ruim, aquela que tem que passar por vários processos para virar um "produto" final. Por exemplo, o óleo de milho. Já imaginou quantos grãos de milho são necessários para extrair o óleo? Já azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate... têm muito menos processos para extrair o seu óleo porque são alimentos naturalmente oleosos. Ou seja, mais saudáveis.

2) "Se comer gordura, vou acumular gordura"

Opa, não tem nada a ver uma coisa com a outra! O nome é o mesmo, mas o sentido não. Aliás, nós precisamos de gordura para justamente ajudar na saciedade, para uma boa evacuação e para nos dar mais energia, o que faz com que movimentamos mais, ou seja, queima calórica.


3) "Eu só uso produtos Fat Free (sem gordura) para não engordar"

Ai ai ai. Você já parou para pensar que geralmente no lugar da gordura é adicionado um outro ingrediente para fazer o produto ser mais saboroso? Hummmm....te dou um castanha para a resposta! Açúcar! Sim, na maioria dos produtos fat free, colocam açúcar (ou ainda adoçante artificial...xô!) para ter mais sabor, porque afinal, comida sem adição de uma gordura natural, fica sem graça! Então, fuja do Fat Free, que aliás, é uma artimanha de marketing da indústria alimentícia que te vendeu a ideia de que você tem que comer menos gordura e dá-lhe óleo de canola (nãoooo!) e margarina (oi???).

4) "Gordura animal faz muito mal à saúde do coração"

De novo outro medo inventado pela indústria alimentícia do mal! E as nossas avós que faziam comida com banha de porco fresquinha? E aquela manteiga deliciosa? Ovo?? Coitado, vilão entra ano e sai ano! Gordura animal não faz mal ao coração e pronto! :) Agora, voltamos á questão para o equilíbrio e também , a questão de escutar seu corpo! O que é bom para você, pode não ser para mim. Experimente!


5) "Óleo de coco faz mal, eu li no jornal"

Eu sei, é difícil entender nutrição. Nutrição é a ciência mais controversa do mundo. Mas uma coisa é certa. Vou ser repetitiva, tudo que tem um dedo da indústria alimentícia, que quer te entojar de produtos processados (e aí vem os óleos vegetais, milho, soja, canola...) é necessário desconfiar. Óleo de coco é poderoso e ponto final. É natural e você não precisa usar muita quantidade e por isso, dura mais!

Resumindo: Gordura do bem, é muito bem-vinda!!

#gordura #gorduradobem