Glúten: Você tem que parar de comer?

Em primeiro lugar, você sabe o que é glúten?


Glúten é uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina, que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada (cerveja!!), malte, centeio e aveia.




Na culinária moderna o glúten ajuda no processo de deixar o pão, a massa, o bolo mais “fofinho”, como se fosse uma cola. Por isso que os produtos processados têm muito glúten em sua composição. 😮 As pessoas que possuem a doença celíaca, possuem uma intolerância ao glúten. Essa intolerância gera danos ao organismo e reações alérgicas. Mas mesmo sem a doença celíaca, o glúten causa os mais diversos distúrbios na maioria da população mundial, já que com o passar dos séculos, o trigo foi sendo modificado e essa proteína foi ficando cada vez mais nociva ao nosso organismo. 👎🏻Alguns dos malefícios incluem: - Prisão de ventre ou diarreia - Gases - Sensação de estufamento - Aumento de peso - Inflamação do corpo - Gastrite - Dores de cabeça - Hipotireoidismo - Dificuldade para engravidar - Dificuldade de ganhar massa magra - Lesões no intestino, que diminuem a absorção dos nutrientes (chamada de impermeabilidade instetinal) - Doença de Hasimoto - Hipertireoidismo Impressionada? 😮 Pois é! Não é uma questão de “moda”, é de saúde.


Para checar se você tem alguma intolerância ao glúten, sugiro fazer a sua retirada total por pelo menos 10 dias (no nosso Desafio 10 Dias de Detox nós fazemos isso) e sinta a diferença na saúde ao tentar introduzi-lo de novo à sua dieta.


Essa retirada é fundamental para você sentir diferenças na sua digestão, nas dores gerais do corpo, na inflamação e até na perda de peso.




Hoje em dia a sua substituição é muito mais fácil! Existem as mais variadas farinhas sem glúten no mercado, assim como massas feitas de arroz, quinoa, mandioca. Mas não se engane, comer algo sem glúten, não quer dizer “saudável” ou que “low carb” (baixo carboidrato).


Veja no meu blog receitas mais variadas e todas sem glúten. Aqui para receitas salgadas e aqui para receitas doces. Participe do próximo grupo do Desafio 10 Dias de Detox para você aprender mais sobre as substituições. Acesse aqui para para colocar seu nome na lista de espera do próximo grupo.