Final de Ano Saudável


Não é porque é final de ano e festas que devemos comer além da conta, afinal de acordo com um relatório no The New England Journal of Medicine, a maioria das pessoas nunca perde o excesso de peso que ganham durante essa época do ano e isso é bem assustador, levando em conta que é apenas uma semana, no máximo 2 semanas de festas. Então, a escolha do que você fazer ou comer na sua ceia tem que ser inteligente e bem pensada.


Uma dica é sempre apostar nas proteínas que dão mais saciedade. O clássico peru de Natal, ou ainda tender, frango, peixe se você comer carne. Senão ovos, oleoginosas ou ervilha. A proteína tem que ser a maior quantidade no seu prato.

Vegetais e folhas podem ser a mesma quantidade que as proteínas. Além de vitaminas importantes, eles têm fibra que também vão te dar mais saciedade. Para temperar, boas gorduras como azeite de oliva, pedaços de avocado (hummm), queijos gordos.

Carboidrato precisa ser a menor quantidade do prato. Um pouco de arroz, batata, purê, quiche ou farofa. ;)

O mesmo serve para a sobremesa. Afinal, você não vai se privar de comer uma torta ou doce clássico de família. Mas escolha apenas uma e uma porção.


Para beber, água! Ainda também chás sem açúcar, gelados ou quentes. E se quiser brindar, uma pequena taça de vinho é mais que suficiente. E que seja vinho, que tem o índice glicêmico baixo.

Também tente evitar o glúten, usando farinhas sem glúten ou legumes no lugar. Cozinhe com boa gordura: manteiga ghee, manteiga, azeite de oliva, óleo de coco ou banha de porco. Ao comprar aves, carne ou porco, procure pelos animais criados soltos no pasto e sem adição de hormônios ou antibióticos.

Veja mais no meu vídeo no Youtube.


Ah e seguem também algumas sugestões de receitas se você for fazer a sua ceia, nos posts relacionados!

Boas festas! :)

#christmas #eatclean #natal