Dias das Bruxas Saudável

Atualizado: 30 de Out de 2019

É Dia das Bruxas (Halloween) aqui nos EUA.


Aquele momento em comemos mais doces do que o habitual. Quero dizer, aquele momento, em que as crianças comem mais doces do que o habitual.


Mas em tempos em que já sabemos que o açúcar é viciante e um veneno para a nossa saúde, precisamos repensar nosso hábito alimentar durante o Halloween.


Eu sou Brasileira, e nós não temos Halloween, mas temos outra celebração, Dia de São Cosme e Damião, que é basicamente o mesmo.


Os pais, ou os padrastos (como no meu caso), não deveriam deixar as crianças comerem açúcar apenas por causa do aspecto cultural, certo? Ou podemos nos adaptar à uma nova realidade? Eu estou do lado da adaptação à uma nova realidade.


A realidade do aumento do diabetes tipo 2, aumento da doença cardíaca, aumento da obesidade, todos causados por excesso de açúcar. E é por isso que aqui vou compartilhar algumas dicas sobre como adaptar essa celebração divertida à uma versão saudável.

Limitando o açúcar

Se os seus filhos estão fazendo "doçura ou travessura" (trick ou treat) indo de porta em porta pedir doce, seria sensato limitar a quantidade de doces.


Isso significa que, realmente checar a quantidade coletada durante a brincadeira, e até mesmo, selecionar as "melhores" opções (se possível) entre as porcarias todas que eles ganharão, certo?


Colocando uma data limite

Estipule um prazo para que eles possam comer os doces (como 2 dias após o Halloween) ou até mesmo separar um dia do fim de semana em que eles possam desfrutar dos doces, e depois disso, não mais!

Nutrindo o corpo

Durante a semana do Dia das Bruxas, aumente a quantidade de alimentos doces naturais, como abóbora, cenouras e beterrabas.


Além disso, incentive-os a beber mais água, tendo uma garrafa de água o tempo todo com eles.


Aumentar também a quantidade de proteína magra e gorduras boas, como abacate, azeite, óleo de coco e oleoginosas. Isso ajudará a reduzir os desejos descontrolados por doces e as quedas de açúcar.


Halloween em casa

E se você for fazer uma festa de Halloween em casa, procure por receitas saudáveis, feitas com tâmaras, stevia, mel, açúcar de coco, xarope de bordo e gorduras saudáveis, farinhas saudáveis como amêndoas, farinha de coco.


Eu fiz uma festa na minha casa neste último fim de semana e foi tudo sem glúten, sem açúcar branco e cheio de gorduras boas e ingredientes saudáveis! Algumas coisas que eu preparei foram:

Trufas saudáveis (receita aqui), dedos de bruxa feitos com farinha de coco e molho de frutas vermelhas, bolo sangrento feito com farinha de amêndoa e arroz e cobertura de frutas vermelhas, dentes assustadores com maçã verde e maça vermelha (veja receita aqui) e marshmallow (eu encontrei uma versão saudável feita de tapioca), muffins de abóbora com chips de chocolate, pipoca com coloração (natural feita com beterraba, açafrão ...), banana coberta de chocolate branco, bem como framboesas.


Para os pratos salgados, hummus e cenouras, guacamole e cachorro-quente a la estilo brasileiro (feito com cebola, tomate e molho de tomate com salsicha orgânica de alho e outra de maçã) com pãezinhos sem glúten.





Para beber, chá gelado caseiro com limão e chá de hibisco gelado caseiro, sem açúcar!


E eu vou te dizer uma coisa: as crianças adoraram e seus pais também! 😉




#kids #eatclean #halloween #crianças #diadasbruxas #alimentaçãosaudável