Como lavar as mãos de forma eficiente

Atualizado: Mar 17

Lavar as mãos de forma eficiente é a melhor maneira de prevenir doenças. Em tempos de gripes, como a causada pelo COVID-19 ou o chamado Coronavirus, esse simples ato de lavar as mãos precisa ser pensado e compartilhado com todos, especialmente as crianças.





Quando falamos em lavar as mãos, significa lavar as mãos após usar o banheiro, antes de cozinhar, ao tocar superfícies públicas (como caixas eletrônicos), entrar em contato com pessoas doentes, por exemplo.


Gera uma certa paranoia? Sim! ;) Mas aqui vem aquele velho ditado, é melhor prevenir do que remediar.


Antes de mostrar para você como lavar as mãos (estou aqui dando um exemplo de um cidadão comum e não profissionais de saúde que precisam lavar também o antebraço), seguem algumas observações importantes:


1. Procure por sabonetes neutros e evite fragrancias artificiais que interferem na saúde dos seus hormônios.


2. Algumas pessoas tendem a ficar com as mãos mais secas e dependendo do local onde moram e da estação, podem surgir rachaduras nos dedos. Portanto, é importante escolher um hidratante de mãos para poder usar durante o dia. Mas assim como o sabonete, escolha um sem fragrancias artificiais e químicas nocivas à sua saúde.


3. Lavando as mãos em banheiro público, lembre-se de usar o papel toalha ou se não tiver, usar o cotovelo ou braço para fechar a torneira e abrir a maçaneta da porta, porque senão você lavará as mãos mas ainda tocará em superfícies que podem estar contaminadas.


4. Em banheiros públicos que só tiverem secador automático de mãos (aquele com vento que seca as suas mãos), evite usá-los. É melhor deixar secar naturalmente ou use um pedaço de papel higiênico.


5. Não tem como lavar as mãos na rua? Carregue um álcool gel sempre com você. E vale repetir, nada de fragrancias artificiais (quer saber mais essas químicas artificiais podem interferir na sua saúde, participe do próximo Desafio 10 Dias de Detox).


Então agora assista ao vídeo e compartilhe essas dicas com quem você ama!