As Químicas Que Estão Nos Deixando Obesos

Atualizado: 11 de Jul de 2019


Você já sabe que o açúcar refinado usado em alimentos processados contribui para a obesidade. Mas você sabia que alguns produtos químicos também usados em alimentos processados, como cereais matinais, frutos do mar e também em panelas e cosméticos, podem interferir na capacidade do sistema digestivo de dizer ao cérebro quando o corpo está satisfeito? E assim nós tendemos a comer demais?


Um estudo utilizando células-tronco humanas encontrou 3 substâncias químicas consideradas como desreguladores endócrinos, o que significa que elas podem interferir no sistema endócrino do corpo e produzir efeitos adversos no desenvolvimento, reprodutivos, neurológicos e imunológicos. São eles:

  • Butil-hidroxitolueno (BHT) - Encontrado em cereais matinais e outros alimentos processados para evitar que as gorduras fiquem rançosas.

  • Ácido perfluorooctanóico (PFOA) - Encontrado em alguns utensílios de cozinha, como panelas antiaderentes, alguns cosméticos e produtos anti-envelhecimento.

  • Tributyltin (TBT) - Este é tipo… DOIDO! É um composto encontrado em tintas (!) que pode chegar à água e se acumular em frutos do mar - especialmente mariscos criados perto de portos comerciais.

E como evitá-los na sua vida e na da sua família? Aqui estão algumas dicas:

  1. Coma comida de verdade, tanto quanto puder e também, orgânicos!

  2. Leia os rótulos dos ingredientes (SEMPRE!).

  3. Evite moluscos que não tenham uma fonte confiável.

  4. Tente usar soluções de beleza natural, tanto quanto você pode, bem como fazer seus próprios produtos de higiene pessoal.

  5. Mas, se você precisar comprá-los, verifique se há produtos cosméticos e de cuidados pessoais sem o éter poliperfluorometilisopropílico, politetrafluoroetileno, perfluoroalquiletil fosfato, DEA-C8-18 e Teflon. Mais sobre aqui SafeCosmetics.org



#gorduracorporal #saúdedamulher #orgânico #químicas #obsesidade