Açúcar x Depressão



Você sabia que uma dieta rica em açúcar está associada á depressão? A gente sabe quando comemos um chocolate ou doce instantaneamente sentimos mais alegres e até mesmo com mais energia. Isso de fato ocorre, mas é uma falsa alegria, pois o açúcar em excesso traz uma sensação de prazer imediato, mas em seguida "derruba" essa sensação e traz com ela um "vazio", transformando em um ciclo vicioso, quando comer algo com açúcar vira uma necessidade diária para a manutenção desse ciclo.


Uma boa saída é apostar em uma dieta rica em nutrientes que ajudam na produção da serotonina, como é o caso do triptofano, que encontramos nas oleaginosas como as castanhas, amêndoas, nozes e amendoins e ainda no iogurte, ovo, banana, peixes em geral, couve-flor e ervilha.

Além disso, você ainda pode apostar nos alimentos que contêm ácido fólico, que contribui na produção dos neurotransmissores cerebrais responsáveis pelo bem-estar e humor, como os grãos, lentilha, feijão preto, grão de bico e os verdes como brócolis e espinafre.


Ou seja, não custa lembrar que uma dieta colorida e equilibrada em variedades de nutrientes deixa a vida mais feliz e longe de tentações de prazer imediato. Mas é claro, moderação é sempre a palavra chave, um docinho uma vez ou outra está liberado! ;)

#açúcar #sugar #dicas #easy #nutrição #nutrition