Açúcar: o vício do século XXI


O que são os açúcares? Eles são carboidratos, compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os açúcares vêm em uma variedade de formas e podem ser distinguidos pela sua estrutura química. As principais estruturas são monossacarídeos (açúcares simples e incluem glicose, frutose e galactose), dissacarídeos (açúcares simples das ocorrências de dois monossacarídeos combinando, e sacarose, lactose e maltose) e polissacarídeos (eles são uma combinação de vários monossacarídeos e incluem amido e glicogénio).


Aqui estão alguns exemplos que você pode entender melhor:

Monossacarídeos = Frutas e sucos de frutas (glucose, frutose), mel ...

Dissacarídeos = Xarope de cana-de-açúcar, leite, melaço, xarope de bordo ...

Polissacarídeos = Trigo, aveia, cevada, milho, arroz, batatas, tapioca, inhame, legumes...

Basta olhar para esta lista de alimentos com "açúcar" que você pode ver que a maioria dos alimentos tem uma quantidade natural de açúcar e que todos os carboidratos (simples ou complexos) têm açúcar.

Isso significa que o açúcar é = ENERGIA. Mas essa energia também é rápida. Assim que consumida, ela desaparece rapidamente e se você não tem qualquer outra fonte de energia mais duradoura, como proteína ou gordura, seu corpo vai precisar de mais e mais.

Essa observação também pode ajudá-lo a entender que já consumimos açúcares na nossa dieta diariamente, através de carboidratos. Então, se já consumimos carboidratos diariamente, já estamos comendo açúcar todos os dias. Imagine quando adicionamos mais açúcar à nossa dieta através do açúcar que vemos e do açúcar escondido? O açúcar escondido é o açúcar escondido no alimento processado, mesmo que alguns sejam rotulados "natural" podem ter mais açúcar do que deveria.

Mas quanto devemos consumir por dia?

• Não mais de 6 colheres de chá ou 100 calorias por dia de açúcar

para a maioria das mulheres

• Não mais do que 9 colheres de chá ou 150 calorias por dia

para a maioria dos homens.

Só para ter uma ideia, hoje em dia nos EUA, a maioria dos adultos consome cerca de 22 colheres de chá de açúcares adicionados por dia. Isso responde o aumento de doenças, tais como:

Doenças da vesícula biliar e do fígado

Intestino solto

Doença cardíaca

Pressão alta

Baixo sistema imunológico

Acidente vascular encefálico

Diabetes

Depressão

Hiperatividade

Osteoartrite

Problemas ginecológicos como infertilidade

Problemas respiratórios

Apneia do sono

Câncer

Uau, e a lista não para! Para te ajudar a identificar o quanto de açúcar você está consumindo, eu separei esse exercício para você fazer: durante uma semana, anote tudo o que comer e tentar fazer o mesmo para sua família (se você tem filhos em casa). Verifique quanto você está consumindo de açúcar/carboidrato todos os dias. Além disso, relacione a ingestão de açúcar exagerada com as doenças na lista acima.


Por que temos desejos descontrolados de açúcar?

Bem, primeiro temos que entender que o açúcar é tão viciante como cocaína! Um estudo publicado na Public Library of Science destaca um experimento laboratorial envolvendo açúcar e cocaína. Os ratos receberam cocaína até se tornarem dependentes dela. Então, eles deram-lhes uma escolha - os ratos poderiam continuar a ter a cocaína ou eles poderiam mudar para o açúcar. O resultado? 94% optaram por mudar para o açúcar. Mesmo quando os ratos tinham que trabalhar duro para acessar o açúcar, eles estavam muito mais interessados ​​nela do que na cocaína. A partir disso, podemos entender que, uma vez que começamos a consumir açúcar, é difícil parar e, claro, varia de pessoa para pessoa. Então, por que nos deixamos ficar viciados? Aqui estão algumas respostas e, como parar sua compulsão:

1. Você não come o suficiente e/ou come carboidratos demais e não o suficiente de gordura e proteína

Quando você tem uma dieta pobre e cheia de carboidratos, que carece de alguns nutrientes e especialmente de gordura e proteína, você terá fome mais rápido e, em seguida, seu corpo vai anseiar por recuperar mais energia. A mesma coisa acontece quando você não come calorias suficientes.

Solução: Coma mais gorduras saudáveis ​​(abacate, nozes, queijo, óleo de coco, azeite ...) e proteína (animal e vegetal) do que carboidratos. Adicione também alguns verdes e vegetais doces como beterrabas, cenouras, abóboras e batatas-doces à sua dieta diária.

2. Você está com sede

Quando você não hidrata o seu corpo o suficiente, ele acha que você precisa de açúcar. Mas, mais uma vez, seu corpo fica confuso e você não está desejando açúcar, você está simplesmente com sede.

Solução: Você deseja desesperadamente uma barra de chocolate? Antes de atacar o primeiro doce que você vê na frente, beba um grande copo de água! E espere o desejo ir embora. E ele irá!

3. Tornou-se um hábito

Se cada dia você come um pedaço de chocolate, bolo, biscoito, e nem sequer pensa nisso, é porque se tornou um hábito, um mau hábito. Neste caso, já é um vício!

Solução: Preste atenção ao que você come. Não coma assistindo TV ou outra distração. Coma em um lugar calmo, desfrute da sua comida. Depois de comer, tome de uma chá gostoso e morninho de maçã ou baunilha. São doces, mas mais saudáveis!

4. Você precisa de amor

Desejo de açúcar pode ser um sinal de falta de carinho, de carência afetiva.

Solução: Da próxima vez que você tiver esses desejos loucos por doces, peça um abraço. Fale com alguém que é uma pessoa "doce", assista a um filme bonito.

E mais uma coisa! Por favor, não dê açúcar para seus filhos, especialmente aqueles com menos de 4 anos de idade. O açúcar não é um sinal de amor!


Como reduzir o açúcar em nossas vidas e alternativas ao açúcar

Nós já aprendemos a identificar o seu desejo de açúcar e também, como tomar a ação adequada para detê-lo. Além disso, aprendemos que o açúcar é tão viciante quanto a cocaína, então podemos considerar o açúcar como uma droga. Com todas essas informações, você ainda vai se deixar ser enganado pela indústria de alimentos dizendo que você precisa comer isso ou aquilo? Você ainda vai evitar fazer sua própria comida? Só porque você acha que não tem tempo para cozinhar em casa? Estou lhe dizendo tudo isso só porque se você se identificou que tem um vício de açúcar e você quer quebrá-lo, você deve estar aberto para ele. Sabendo que você quer e precisa parar este vício, leia mais uma vez as instruções de ontem e comece a agir agora. Então, coloque seus desejos à prova. Mas lembre-se, para reduzir o açúcar é como qualquer outra droga, você tem que ir devagar. Se você remover todo o açúcar de agora em diante há uma grande chance dos seus desejos voltarem. Vamos um passo de cada vez!

Outra coisa importante é aprender outras alternativas ao açúcar branco. Mas preste atenção! Alternativas ao "açúcar branco". Mas elas ainda são uma fonte de açúcar! Então, não ache que porque elas são uma opção mais saudável que você vai usar todo momento e passar o limite diário. Você deve usá-los com moderação, afinal, embora estes adoçantes naturais sejam mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado e sem flutuações nos níveis de açúcar no sangue, é necessário controlá-lo. Aqui estão algumas dessas opções e a quantidade de cada um deles em comparação com 1 xícara de açúcar branco refinado:

✔️Açúcar de Coco = 1 xícara

✔️Mel (se for cru melhor) = 1/2 – 2/3 xícara

✔️Stevia = ver as instruções do fabricante, porque pode variar.

✔️Xilitol = 1 xícara

✔️Demerera = 1 xícara

✔️Melado = 1/3 xícara

✔️Rapadura = 1 xícara

✔️Tâmara = 2/3 xícara

✔️Xarope de bordo = 1/2 - 3/4 xícara

Obs.: Você pode estar se perguntando, mas e o adoçante artificial? Bem, é pior do que o açúcar branco! Além do mesmo efeito em seu corpo (sensação de açúcar) é processado e zero em nutrientes!

#açúcar #saúdeaaaa